quinta-feira, 16 de junho de 2011

5ª Maratona de Ansião

Decorreu no passado dia 5 de Junho a 5ª edição da Maratona de Ansião, organizada pela Associação de Praticantes de BTT “Ansibikers”.
Cerca de 270 bttistas aceitaram este desafio e propuseram-se a cumprir as duas distâncias existentes no evento:
-Os 30 Km referentes à Meia Maratona (com quase 700 metros de acumulado) e os já habituais 60 Km (com cerca de 1232 metros de acumulado) para aqueles que se sentissem preparados para completar o circuito da Maratona.
Com a secretaria do evento localizada no pavilhão Municipal de Ansião, foi a partir das 7:00 que os participantes poderiam levantar tanto os seus próprios dorsais como os respectivos dorsais dos outros elementos da sua equipa. Foi com rapidez e simpatia que se procedeu ao levantamento dos mesmos, permitindo aos bttistas tempo mais que suficiente para se realizar uma boa preparação para a prova.
Só nos minutos antes da partida se assistiu a algum congestionamento na zona da secretaria, mais por culpa de participantes que deixam para a última da hora aquilo que poderia ser feito com mais antecedência. Ao mesmo tempo, elementos da organização procediam a um completo e rápido briefing sobre a prova, sendo ouvidos pelo elevado número de atletas que já se encontravam na linha de partida.
Passavam alguns minutos das 9 horas quando foi dado o sinal de partida. Os primeiros 2 Km foram feitos num ritmo lento, seguindo um carro da polícia que percorreu algumas das ruas no centro da vila da Ansião. Assim que o pelotão saiu do centro da vila, o carro que liderava o aglomerado de atletas aumentou a velocidade, dando agora sim a partida real do evento. Foi um arranque bastante rápido que ajudou a espalhar o pelotão que até circulava muito junto. A primeira parte foi realizada na zona a Norte da Vila, caracterizada por um constante sobe e desce através de zonas de pinhal e zonas agrícolas, bem como passagens através de várias localidades onde os habitantes locais incentivavam os atletas que por aí passavam. O ritmo forte da partida continuou nesta primeira parte do percurso, fazendo com que os atletas que iriam terminar no top 10 assumissem rapidamente a dianteira da prova. Desde cedo que os atletas que acabaram nos dois primeiros lugares da classificação se destacaram dos outros concorrentes, fruto dum ritmo de corrida bem superior aos demais atletas. Num bom ritmo a primeira metade do evento seria completa, levando os Bttistas aos arredores de Ansião onde estava situada a separação das duas distâncias anteriormente referidas do evento. Para os que optassem pela Maratona estaria reservada a subida mais dura da prova, cerca de 7 Km percorrido através de single-tracks e estradões que nos levaria à célebre Serra da Ameixieira. Sensivelmente ao Km 40 a subida terminava e começava a parte do percurso mais elogiada por grande parte dos participantes. Um single-track com cerca de 2 Km de distância com certo grau de dificuldade técnica, com bastante pedra, calhaus e afins, curvas e contra-curvas, fizeram a delícia dos participantes. Findo esta parte de mais adrenalina, existiam estradões situados perto da margem do Rio Nabão e algumas subidas curtas que fruto do cansaço dos participantes pareceram mais complicadas e longas que eram na realidade (bastava um pequeno topo para as pernas se ressentirem do esforço já realizado. Já no final da prova existiria um ultimo single-track bastante técnico que nos deixava às portas de Ansião, onde vários elementos da organização controlavam o trânsito automóvel e indicavam a direcção correcta aos bttistas que se preparavam para terminar a prova.

A prova foi ganha pelo atleta Nelson Sousa da equipa BikeSpace Braga/ Ledechem, seguido por Paulo Serra (BTT Seia/ LiderBike) e por Hugo Carvalho da equipa Bike Clinic.
Os atletas da Marinha Grande BTT Team tiveram uma prestação positiva neste evento. Nuno Morgado conseguiu o 5º Lugar na geral e no seu escalão (M 20-39) a cerca de 8 minutos do 1º classificado, resultado que poderia e deveria ser melhor se não fosse um pequeno problema mecânico já no final, bem como uma valente dose de inexperiência que o impediram de conseguir o 3º lugar que durante bastante tempo ocupou durante a prova. Nelson Rodrigues terminou a prova da Maratona no 23º lugar e a 4ª posição no respectivo escalão, resultado muito bom fruto de um ritmo constante e sem grandes quebras desde o inicio até ao final da prova. O azarado do dia foi Rui Bacharel, forçado a abandonar devido a dois furos, quando seguia num lugar já dentro do top 10, lugar ao alcance do nosso atleta. Bacharel ainda conseguiu chegar à meta a pé, o que fez com que a organização lhe concedesse o 92º lugar na Meia Maratona.

Posto isto, falta referir que os Ansibikers têm Nota 5 na organização deste evento e, na edição de 2012 irá certamente contar com a já habitual presença da comitiva da Marinha Grande BTT Team

Ficam umas fotos dos nossos elementos.





Sem comentários:

Enviar um comentário